Processo Reginagem - Resina Rígida / Semi-rígida

Processo de resinagem em chaveiros, plaquetas metálicas, medalhas comemorativas e religiosas, proporcionando um brilho vitrificado e transparente.


Material necessário:

- Resina rígida ou semi-rígida;
- Endurecedor;
- Mesa de resinagem (térmica ou provisória);
- Estufa (pode ser a provisória);
- Cola spray permanente;
- Palitos de sorvete ou similar;
- Copos descartáveis;
- Termômetro de superfície;
- Corantes e Pigmentos (em caso de colorir a resina);
- Balança ou recipiente para dosagem por volume.


Aplicação:

1º) Passo

A colagem da etiqueta deve ser centralizada e efetuada com cuidado, pois a resina realça todos os detalhes da peça. A resina funciona como uma pequena lente de aumento, destacando com transparência e brilho vitrificado.

2º) Passo

Sobre a mesa aqueça as peças e a resina na temperatura de 40º à 60º. Aquecer a 60º caso a temperatura ambiente estiver muito baixa. Este processo facilita a aplicação e elimina as bolhas. O controle da temperatura e feito com um termômetro de superfície, que é um instrumento fundamental que auxilia no processo de eliminação de bolhas e correção de defeitos como névoa ou estrias.

3º) Passo

O endurecedor não deve ser aquecido. A proporção deve ser misturada por 2 partes de resina para 1 parte de endurecedor. Misture sempre em pequenas quantidades, pois a mistura endurece rapidamente.

4º) Passo

Misture bem homogeneizando completamente os dois componentes. Aguarde por volta de 15 segundos e aplique no centro da peça em pequenas quantidades, até que tenha noção do volume necessário para o tamanho de sua peça. Se precisar utilize um palito para espalhar a resina por toda a peça.

5º) Passo

Deixe as peças em cima da mesa de resinagem 1h30 minutos, depois retire do aquecimento e guarde por 24h para embalar

Versão PDF

Voltar